Que Deus nos ajude a fazermos sempre o melhor em nossa jornada e que consigamos compartilhar com os nossos colegas de profissão,com humildade e simplicidade,o melhor de nossas experiências.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ADIVINHAS_TRABALHANDO COM ADIVINHAS

O trabalho com diferentes textos na alfabetização nos permite brincar e aprender muito. E as adivinhas são textos divertidos que despertam interesses nos alunos.

Sugestão de atividades:

- O aluno leva uma adivinha em um envelope para casa. Com ajuda da família a criança busca a resposta.

- No dia seguinte, o aluno traz o envelope e compartilha sua adivinha com a classe.

- Em sala, trabalhamos a escrita de adivinhas, suas características e sua função.

- O aluno pode trazer sugestões de adivinhas e brincar com a turma.

- Compartilhar o trabalho com os demais alunos da escola: fazemos um cartaz com adivinhas e deixamos no pátio (varal da leitura).


 

O QUE É, O QUE É,
TEM COROA E NÃO É REI,
TEM ESCAMAS E NÃO É PEIXE?


R: _________________________________

                                                                       1

 

O QUE É UMA CASINHA BRANCA SEM PORTA E JANELA E DONA CLARA MORA NELA?

R:_________________________

    
                                                                      2

 

O QUE É QUE SOBE E DESCE,  MAS NÃO SAI DO LUGAR?

R:_________________________

                                                                        3

 

O QUE É, O QUE É,
TEM CINTURA FINA, PERNA ALONGADA, TOCA CORNETA E LEVA BOFETADA?

R:_________________________

                                                                        4

 

O QUE É QUE  ANDA COM OS PÉS NA CABEÇA?

R:_________________________

                                                5

 

O QUE É, O QUE É QUE QUANDO ESTÁ EM PÉ ESTÁ DEITADO E QUANDO ESTÁ DEITADO ESTÁ EM PÉ?

R:_________________________

6

Um comentário:

  1. Adorei as adivinhações e suas sugestões de como usa-las, mas por favor coloque as respostas!

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