O trabalho com diferentes textos na alfabetização nos permite brincar e aprender muito. E as adivinhas são textos divertidos que despertam interesses nos alunos.
Sugestão de atividades:
- O aluno leva uma adivinha em um envelope para casa. Com ajuda da família a criança busca a resposta.
- No dia seguinte, o aluno traz o envelope e compartilha sua adivinha com a classe.
- Em sala, trabalhamos a escrita de adivinhas, suas características e sua função.
- O aluno pode trazer sugestões de adivinhas e brincar com a turma.
- Compartilhar o trabalho com os demais alunos da escola: fazemos um cartaz com adivinhas e deixamos no pátio (varal da leitura).
O
QUE É, O QUE É,
TEM
COROA E NÃO É REI,
TEM
ESCAMAS E NÃO É PEIXE?
R: _________________________________
1
|
O QUE É UMA CASINHA
BRANCA SEM PORTA E JANELA E DONA CLARA MORA NELA?
R:_________________________
2
|
O QUE É QUE SOBE E DESCE, MAS NÃO SAI DO LUGAR?
R:_________________________
3
|
O QUE É, O QUE É,
TEM CINTURA FINA, PERNA ALONGADA, TOCA CORNETA E LEVA BOFETADA?
R:_________________________
4
|
O QUE É QUE ANDA COM OS
PÉS NA CABEÇA?
R:_________________________
5
|
O QUE É, O QUE É QUE QUANDO ESTÁ EM PÉ ESTÁ DEITADO E QUANDO ESTÁ
DEITADO ESTÁ EM PÉ?
R:_________________________
6
|
Adorei as adivinhações e suas sugestões de como usa-las, mas por favor coloque as respostas!
ResponderExcluir